Você está aqui
Home > Testes > Em Estrada > Ensaio KIA Sportage 1.7 CRDi 7DCT (GT Line): Numa Classe À Parte

Ensaio KIA Sportage 1.7 CRDi 7DCT (GT Line): Numa Classe À Parte

 

O KIA Sportage é um modelo perfeito de SUV, com uma estética elegante que é acompanhada de um comportamento verdadeiramente saudável em estrada e que, nas incursões por estradões de terra, também não se dá nada mal. Mesmo um leve ‘cheirinho’ de TT é algo a que este ‘best-seller’ coreano não se faz rogado.

O Sportage é uma proposta honesta da KIA para o segmento dos SUV compactos e que não tem propriamente receios de ser comparada com a concorrência, contra a qual aposta em linhas atraentes, que misturam na perfeição uma aparência desportiva com a sobriedade e frescura de um veículo de generosas mas muito equilibradas dimensões. Elegante, de traços simples mas bem elaborados, conta com uma frente irreverente, caracterizada pelos faróis de generosas dimensões, que nos envolvem na sua conjugação perfeita com a grelha dianteira, de acabamento requintado, em preto lacado brilhante. A versão ensaiada é a GT Line, que utiliza detalhes específicos, como os mencionados para a grelha dianteira, ou para os faróis de nevoeiro LED “Ice Cube”. Embora seja na frente que está todo o primeiro impacto visual deste Sportage, toda a sua silhueta se encaixa num jogo perfeito de linhas, pensadas para cativar e que chegam mesmo a encantar.

Sensação de Segurança e Conforto Interior que Se Comprovam na Prática

Com 4,48 metros de comprimento, 1,62 metros de largura e 1,65 metros de altura, esta solução SUV compacto da KIA proporciona espaço e conforto a bordo, para condutor e passageiros, à frente e atrás. É nestas dimensões que o SUV compacto coreano aposta para proporcionar conforto e boa habitabilidade a bordo.

Para todos os ocupantes, está disponível uma posição elevada que proporciona boa visibilidade, além de acrescentar a sempre revigorante sensação de segurança. O condutor, conta com uma excelente posição de condução, aliada ao conforto de contar para o exercício ao volante, de uma caixa automática que está bem escalonada, tanto para estrada como para os estradões de terra. Caso se pretenda um uso mais divertido, a transmissão automática permite um modo sequencial para que possamos ser nós a fazer as passagens de caixa. O volante está bem posicionado, versátil para quem goste de guiar numa posição mais elevada, ou para quem, mesmo num SUV, não abdique de baixar ao máximo o banco para melhorar o centro de gravidade e sensibilidade ao volante. Para utilização do condutor, nalgumas situações para o passageiro do lado, está uma consola central plena de comandos e funções, que requer algum tempo de habituação, tantas são as funcionalidades. No geral, agrada este espaço interior, com notável insonorização e sem quaisquer ruídos parasitas, mesmo em fora de estrada. Os passageiros do banco traseiro têm conforto num espaço amplo, onde até mesmo os mais altinhos conseguem estar bem, com as pernas bem posicionadas, o que agrada para médios e longos percursos. Também a bagageira deste Sportage se apresenta ampla, com fácil acesso e com bons 491 litros de capacidade.

A versão ensaiada, GT Line, conta com algum equipamento que enriquece esta proposta KIA, onde optamos por destacar: Cuise Control; Limitador de Velocidade; Espelho Retrovisor Eletro-cromático; Sistema de Assistência na Manutenção da Faixa de Rodagem; Sensores Dianteiros e Traseiros; Detetor de Ângulo Morto; Camara Traseira; ABS; Airbag de Cortina; Airbag Duplo; Airbag Lateral; Trailer Stability Assist (TSA); Electronic Stability Control (ESC); Hill Assist Control (HAC); Downhill Brake Control (DBC); Tyre Pressure Monitoring System (TPMS); Faróis de Nevoeiro LED “Ice Cube”; Sensor de Chuva e High Beam Assist (HBA); Imobilizador.

KIA_Sportage_1_6D_2
KIA_Sportage_1_6D_3
KIA_Sportage_1_6D_5
KIA_Sportage_1_6D_14
KIA_Sportage_1_6D_12
KIA_Sportage_1_6D_11
KIA_Sportage_1_6D_9
KIA_Sportage_1_6D_8
KIA_Sportage_1_6D_6
KIA_Sportage_1_6D_1
KIA_Sportage_1_6D_7

Um Desempenho que Agrada em Todos os Sentidos

Com esta proposta KIA, como normalmente fazemos com todos os carros apresentados para ensaio nos espaços OnWheelsTV, efetuámos largas centenas de quilómetros. A diferença é que com este SUV, não nos limitámos a viajar por boas estradas, tendo adicionado aqui um ‘ingrediente’ especial, os estradões de terra. Não nos atrevemos, no entanto, a levar este elegante Sportage para um puro-e-duro exercício de TT, não quisemos exagerar. No entanto, no geral gostámos muito do que este modelo é como proposta de estrada, seja ela qual (estrada) for. O motor diesel é performante, suave, com potência mas não violento. Achámos, no entanto, talvez seja um pouco barulhento. Mas, ah ok, é diesel.

Por estradas nacionais, gostámos da forma como o chassis trabalha, mesmo quando por vezes sentimos que o relógio nos obrigava a ser mais rápidos, ao volante. A suspensão trabalha bem e os pneus também, aliás a escolha de uns 245/45 R19 não podia ser mais adequada. Mesmo para os estradões de terra, gostámos do desempenho dos pneus, chassis, travões, enfim, pudemos divertir-nos, sem estragar nada.

Em termos de prestações, o Sportage nem deslumbra nem desilude. O consumo médio andou pelos 5.7 l/100km, ligeiramente acima dos 4.9 apregoados pela marca. Chega dos 0 aos 100 km/h em 11,5 s e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h.

Este SUV compacto da KIA tem concorrência forte, mas aposta numa relação qualidade/preço verdadeiramente competitiva.

Texto e Fotos: Jorge Cabrita/OnWheelsTV

Ficha Técnica KIA Sportage 1.7 CRDi 7DCT (GT Line):
Motor: Diesel, 4 cilindros, injeção direta, turbo c/geometria variável, intercooler Cilindrada: 1.685cc Diâmetro x Curso (mm): 77,2 x 90  Taxa Compressão: 15,7:1 Potência (cv/rpm): 141/4000 Binário (Nm/rpm): 340/1750-2500 Transmissão/Direção: Dianteira, transmissão automática 7DCT, direção elétrica assistida Suspensão (fr/tr): McPherson c/molas helicoidais/Multilink c/molas helicoidais Prestações: 0 a 100 km/h (s): 11,5 Velocidade Máxima (km/h): 185 Consumos (Extra-Urbano/Urbano/Misto) (l/100 km): 4,7/5,4/4,9 Emissões CO² (g/km): 129 Dimensões: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4480/1855/1645 Distância entre Eixos (mm): 2670 Largura de Vias (fr/tr) (mm): 1609/1620 Travões (fr/tr): Discos/Discos Bagageira (lt): 491 Depósito (lt): 62 Pneus (fr/tr): 245/45 R19 Peso (kg): 1545
Preço (versão ensaiada): €38.650 (atualmente fruto de campanha em vigor está a €33.150)

 

Facebook
Twitter

 

Review overview
Sumário Proposta altamente tentadora, por parte do importador. O KIA Sportage apresenta-se atualmente com um preço que ainda mais valoriza a sua interação com a qualidade que proporciona, seja ao nível do equipamento como do desempenho em estrada.
4.5
Tags

Artigos Semelhantes

Top