Você está aqui
Home > Apresentação > Novo Dacia Duster: Mais Duster Que Nunca

Novo Dacia Duster: Mais Duster Que Nunca

 

O novo Dacia Duster, visto pela primeira vez em Setembro no Salão de Frankfurt, apresenta um design exterior 100% novo, assim como um interior totalmente redesenhado. Na estrada também promete melhorias.

A personalidade do novo Duster reafirma o epíteto de ícone da Dacia, exterior e interiormente. Todos os elementos do exterior foram redesenhados, com traços mais fortes que realçam o seu carácter. No interior, o novo Duster assegura não só mais conforto como também qualidade incrementada, visível nos materiais selecionados e acabamentos.

Esteticamente, chama desde logo a atenção a nova grelha dianteira que se estende até aos faróis, que passam a ser LED. O capot está mais horizontal, o que ajuda a traduzir um aspeto mais robusto à frente deste Duster. No entanto as novidades estéticas vão mais além, o que obviamente traz também alterações dinâmicas. O novo Duster tem uma cintura mais elevada, que vem acentuar o seu espírito SUV. Na traseira, ganham destaque as novas óticas quadradas, que vêm trazer um requintado detalhe de grande elegância.

No interior, podemos desde logo constatar que a posição de condução foi redesenhada, adaptada para um melhor desempenho no dia-a-dia. Na consola central, passa a estar disponível um écran táctil MediaNav Evolution, posicionado 74 mm mais acima que a versão anterior, para uma melhor e mais fácil consulta informativa. No geral, a ergonomia da consola central foi melhorada, agora com os comandos dispostos ao estilo de um pequeno teclado de piano. Na parte inferior da consola central, o travão de mão aparece numa posição mais descentrada e o comando 4×4 tem também uma nova aparência.

Com estas modificações ‘cirúrgicas’, o Dacia Duster melhora também as suas capacidades para todo-o-terreno, com altura ao solo elevada em 210 mm. O ângulo de ataque passa a ser de 30º e o ângulo de saída de 33º (34º na versão 4×2). O ângulo ventral é de 21º.

Conta com uma nova direção assistida elétrica, que reduz em 35% o esforço nas manobras, especialmente para estacionar, ou seja, manobras a baixa velocidade. A desmultiplicação da direção foi reduzida em 6%, estando agora mais direta e manobrável em trânsito urbano. Incluídas estão também quatro camaras (uma frontal, duas laterais, uma traseira), que permitem total visibilidade a partir do interior do veículo, assim como o Hill Descent Control, que fornece ajuda nas descidas de maior pendente e o Hill Start Assist, que ajuda nas subidas mais íngremes.

Adicionalmente, o novo Duster conta com um painel de informação 4×4, que nos diz a inclinação exata do veículo, o que é útil em situações específicas de condução (todo-o-terreno) e conta também com um sistema de chave ‘mãos livres’ que deteta a aproximação do condutor à viatura, abrindo as portas, ou fechando quando este se afasta da mesma. O condutor pode aceder a todos os comandos do Duster, inclusive conduzir, sem retirar a chave do bolso.

No que diz respeito às motorizações, serão para já quatro ( duas a gasolina, duas a diesel). A gasolina, o SCe de 115 cv funcionará um pouco com a motorização de entrada, disponível para versãos 4×2 e 4×4. Acima, estará o TCe de 125 cv, também para ambas versões motrizes. Ambos estarão associados a caixa manual de 6 velocidades. A diesel, a opção recai sobre os dCi de 90 cv, para a versão 4×2 e o dCi de 110 cv para versões 4×2 e 4×4, sendo ainda possível nesta motorização mais potente fazer uso de uma transmissão automática de dupla embraiagem EDC. Para quem preferir o GPL, será possível fazê-lo com o motor SCe de 115 cv. De referir que não está prevista a comercialização em Portugal da versão diesel de 90 cv.

DaciaDuster_7
DaciaDuster_11
DaciaDuster_5
DaciaDuster_6
DaciaDuster_2
DaciaDuster_12
DaciaDuster_14
DaciaDuster_1
DaciaDuster_4
DaciaDuster_10

Mais Seguro

O novo Dacia Duster está preparado, em termos de equipamento e não só, para proporcionar maior segurança aos seus ocupantes. Desde logo, conta com estrutura reforçada em aço com melhores propriedades mecânicas. Depois, entre muitos outros novos equipamentos, conta com novos e maiores apoios para a cabeça nos bancos, airbags de cortina, pré-tensores com limitadores de esforço nos cintos de segurança, à frente e atrás, Seat Bell Reminder (SBR) traseiro, com visualização no painel de instrumentos para quando um dos cintos de segurança traseiros não está devidamente colocado no passageiro, novo desenho do capot com melhor absorção no caso de um impacto com um peão e incremento de 8% na superfície dos retrovisores, para maior visibilidade do condutor.

O novo Dacia Duster ainda não tem data de comercialização prevista para Portugal, embora seja certo que chegará ao mercado nacional em 2018. O preço base deverá rondar os €15.000.

Fotos: Renault

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top