Você está aqui
Home > Desporto > Dakar > SsangYong Motorsport Revela Tivoli DKR Para o Dakar 2018

SsangYong Motorsport Revela Tivoli DKR Para o Dakar 2018

 

A SsangYong apresentou ontem, em Madrid, o novo Tivoli DKR com que irá estar à partida para a edição 2018 do Rali Dakar, prova que decorre entre 6 e 20 de Janeiro, com início em Lima no Perú e conclusão em Córdoba, Argentina. O novo protótipo para todo-o-terreno, cujo nome se inspira no modelo mais vendido da SsangYong, foi totalmente desenhado e desenvolvido em Espanha, embora com a acessória da SsangYong Motor Company.

Aos comandos do Tivoli DKR estará o espanhol Óscar Fuertes, acompanhado de Diego Vallejo Folgueira. Fuertes fará a sua estreia no Dakar em 2018, enquanto que o seu navegador conta já com duas presenças na ‘rainha’ de todas as provas de todo-o-terreno, tendo chegado ao final nas duas vezes.

A estrutura que a equipa vai levar para a prova sul americana é composta de um camião 6X6 e cinco automóveis de assistência T5, além de um engenheiro, um chefe de equipa, quatro mecânicos e um elemento responsável de toda a logística, a fim de assegurar a melhor cobertura de todo o evento.

SsangYong-Tivoli-DKR_01
SsangYong-Tivoli-DKR_09
SsangYong-Tivoli-DKR_13
SsangYong-Tivoli-DKR_14
SsangYong-Tivoli-DKR_15
SsangYong-Tivoli-DKR_18
SsangYong-Tivoli-DKR_21
SsangYong-Tivoli-DKR-Estudio_4
SsangYong-Tivoli-DKR-Estudio_18
SsangYong-Tivoli-DKR-Estudio_22

Relativamente às características do protótipo da SsangYong, trata-se de um Buggy de tração traseira, da categoria T1-3, sendo a melhor opção para uma prova em que as zonas de dunas têm um elevado protagonismo. Utiliza um chassis multitubular de cromo molibdeno, com soldaduras TIG e célula integrada, com um peso total de apenas 240 kg. O motor, central-traseiro, é um V8 de 405 cv, que faz uso de uma caixa sequencial de 5 velocidades Fortin. As suspensões são de duplo braço na frente e braço puxado atrás, da King Shocks. No que concerne aos pneus, a escolha recaiu sobre os Yokohama Geolandar M/T G003 de 37″, montados em jantes de 17″.

“Estou muito motivado para afrontar, juntamente com a SsangYong Motorsport, a nossa primeira participação no Dakar”, disse Óscar Fuertes. “Estamos há anos a preparar-nos e a sonhar com esta oportunidade e, depois de muito trabalho, conseguimos faze-lo. Devemos aproveitar a oportunidade para mostrar que o Tivoli DKR se pode exibir em grande nível, mas pretendemos ser prudentes no início da prova, começando o rali com o objetivo de chegar a Córdoba, o que seria para nós um enorme êxito. Tenho a sorte de contar com o Diego Vallejo como navegador e tenho a certeza que a sua experiência no rali será muito importante para concretizar o nosso objetivo”.

Fotos: SsangYong Motorsport

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top