Você está aqui
Home > Desporto > Dakar > X-Raid Anuncia Maior ‘Armada’ Mini de Sempre Para o Dakar 2018

X-Raid Anuncia Maior ‘Armada’ Mini de Sempre Para o Dakar 2018

 

A X-Raid já apresentou o seu projeto para a edição de 2018 do Rali Dakar. Sempre com a Mini como marca associada, a equipa apresenta-se com o seu maior desafio de sempre, para tentar retomar o caminho das vitórias nesta prova, que dominou incessantemente entre 2012 e 2015. À luz dos novos regulamentos da FIA e precavendo todos os cenários possíveis, pela primeira vez desde que está presente no Dakar, X-Raid e Mini apostam em dois veículos diferentes (4X2 e 4X4), para o ‘assalto’ à vitória: o novo Mini John Cooper Works Buggy e a mais recente evolução do Mini John Cooper Works Rally. No total, serão sete carros os que estarão, a partir de 6 de Janeiro, na luta pela vitória, na América do Sul.

A grande novidade para 2018 é o Buggy de tração traseira, com que X-Raid e Mini tentarão contrariar a forte armada Peugeot, na luta pelo primeiro lugar. O Mini John Cooper Works Buggy conta com um motor diesel de 6 cilindros em linha, com 340 cv (250 kW) e 800 Nm de binário. Utiliza transmissão, tração e sistema de turbo-compressão, baseados na tecnologia BMW TwinPower Turbo e que foram concebidos de raiz. Este novo e impressionante Buggy, foi submetido nos últimos meses a um intenso programa de testes, em tipos de terreno bastante distintos, em provas em Marrocos e na Hungria, com resultados que satisfizeram bastante a X-Raid. “Durante este tempo, o Buggy nunca parou por algum tipo de problema técnico, o que é digno de realce”, disse Sven Quandt, diretor da X-Raid. “Este é o maior projeto da história da nossa empresa e a colaboração com a marca tem sido absoluta”.

Para estar aos comandos dos três Mini John Cooper Works Buggy, estarão Mikko Hirvonen (Finlândia), Bryce Menzies (Estados Unidos) e Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita).

Mini_Dakar_6
Mini_Dakar_5
Mini_Dakar_9
Mini_Dakar_10
Mini_Dakar_11
Mni_Dakar_4
Mini_Dakar_14
Mini_Dakar_2
Mini_Dakar_3
Mini_Dakar_13

O ‘restante’ da ‘armada’ da X-Raid para o Dakar consiste em quatro carros, Mini John Cooper Works Rally. Os carros estarão entregues a Orlando Terranova (Argentina), Jakub Przygonski (Polónia), Joan “Nani” Roma (Espanha) e Boris Garafulic (Chile), que provavelmente será navegado pelo português Filipe Palmeiro.

“Apesar do nosso entusiasmo com o Buggy, convém não nos esquecermos do Mini John Cooper Works Rally”, referiu Quandt. “Existem pistas e tipos de terreno em que o carro de tração às quatro rodas tem vantagens. Além disso, o carro é extremamente fiável”.

Entre as melhorias introduzidas no Mini John Cooper Works Rally, está um novo chassis, que oferece uma redução de peso e um maior curso para a suspensão.

Fotos: Mini

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top