Você está aqui
Home > Desporto > Nasser Al Attiyah Leva Toyota à Vitória em Marrocos

Nasser Al Attiyah Leva Toyota à Vitória em Marrocos

 

Nasser Al Attiyah é o vencedor do Oilybia Rali de Morrocos, 10ª e penúltima etapa do FIA WCCCR (Taça do Mundo de Ralis Todo Terreno). O piloto do Qatar chegou à derradeira etapa da prova, disputada ontem na região de Erfoud, com uma vantagem de 6m42s sobre o Peugeot 3008DKR de Sébastien Loëb/Daniel Elena. Embora bastasse ao piloto da Toyota gerir o seu avanço para concretizar a vitória, a opção foi o ataque, que se traduziu na 3ª vitória consecutiva em etapas, e a chegada ao pódio com uma vantagem final de 7m55s.

Al Attiyah geriu o ritmo relativamente ao Peugeot no primeiro dos dois setores seletivos de ontem, para depois atacar no derradeiro, o mais curto do dia. Na especial mais longa, durante a manhã, ‘Nani’ Roma levou o Mini à vitória, impondo-se na frente de Nasser All Attiyah, por 8 segundos, com Loëb a ser 3º. No setor mais curto, o piloto do Qatar venceu, com 24 segundos de vantagem sobre o Peugeot de Carlos Sainz.

A Peugeot, líder da prova até à entrada da etapa de há dois dias atrás, acabou por ter que se contentar com o 2º lugar da Geral, para Sébastien Loëb, enquanto Carlos Sainz, concluiu uma prova muito atribulada no top 10.

“De um modo geral, esta prova correu bem”, disse Loëb no final. “Nesta última etapa tentámos atacar para recuperar tempo ao Nasser, mas havia muita poeira no ar, levantada pelos concorrentes que saíram à nossa frente. Depois tivemos um duplo furo após o primeiro sector cronometrado e fomos obrigados a completar a Especial mais devagar. Não podia fazer mais. O 2º lugar não é um mau resultado em si, embora me mantenha determinado em obter a minha primeira vitória em provas de rali-raid. Eu e o Daniel ganhámos experiência nesta passagem por Marrocos e antevemos um Dakar muito disputado.” 

 

A Mini sai desta etapa da Taça do Mundo de Ralis Todo Terreno com um pódio, obtido por ‘Nani’ Roma no seu regresso à marca alemã. O espanhol adaptou-se bem à prova marroquina, sendo o melhor da armada que a X-Raid levou para esta prova. Foi seguido na classificação final por mais dois Mini, os de Jakub Przygonski e Vladimir Vasilyev.

No 6º lugar, classificou-se Aron Domzala (Marton Majiec), noutro Toyota, seguido dos Mini de Mikko Hirvonen/Andreas Schulz, Bryce Menzies/Pete Mortensen e Orlando Terranova/Bernardo Graue. Carlos Sainz/Lucas Cruz, fecharam o top 10 no Peugeot 3008DKR, seguidos do Mini de Boris Garafulic, acompanhado do português Filipe Palmeiro.

Os portugueses Alejandro Martins/Manuel Porém levaram o Toyota até ao final, concluindo no 18º lugar, a 3h35m16s do vencedor.

Fotos: Oficiais/Red Bull, Citroën e Mini

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top