Você está aqui
Home > Desporto > Ricardo Porém Sagra-se Campeão Nacional em Portalegre

Ricardo Porém Sagra-se Campeão Nacional em Portalegre

 

Ricardo Porém venceu ontem a Baja Portalegre 500, assegurando o título nacional de todo-o-terreno. O leiriense obteve a quarta vitória consecutiva na baja alentejana. O dia não podia ser mais perfeito para o jovem de Leiria.

Quando ontem se iniciou o primeiro dos dois sectores seletivos que concluíam a prova rainha do todo-o-terreno nacional, sabia-se que a luta pela vitória seria intensa, entre João Ramos e Ricardo Porém. Ramos, na Toyota Hilux, havia vencido o prólogo e prometia uma prova ao ataque. No entanto, pouco depois do início do dia competitivo, a Toyota parou, com um problema elétrico, obrigando João Ramos ao abandono. Com isto, Ricardo Porém herdou o comando. O piloto da Ford Ranger (South Racing) não mais largou essa posição, chegando a Portalegre para celebrar a quarta vitória consecutiva na prova e revalidar o título de campeão nacional.

O jovem piloto de Leiria começou por lamentar o abandono de João Ramos. “Não era a forma como queria discutir a vitória, mas a partir daí fiquei mais tranquilo”, disse Ricardo Porém. “Mais uma fantástica vitória. A prova foi muito dura, com pisos bastante abrasivos. Estou muito feliz. Revalidei o título de campeão nacional. Venci pela 4ª vez em Portalegre, nem tenho palavras. É muito emocionante”.

Ricartdo Porém acrescentou ainda, “O Ford Ranger não apresentou problemas e mesmo os dois furos que tivemos (repartidos pelos dois dias de prova) não nos retiraram confiança num resultado positivo. Este título é dedicado a todos quanto me apoiam desde o início da minha carreira: equipa, família, amigos e patrocinadores, sem os quais não seria possível construir o palmarés que tenho até hoje. Além do campeonato é fantástico vencer em Portalegre, pela quarta vez consecutiva, uma prova de prestígio internacional”.

Ricardo_Porem_Race_2
Guilherme_Spinelli_Race
Boris_Garafulic_Race
Luis_Recuenco_Race
Nuno_Matos_Race
Joao_Ramos_Race

Os dois carros da Mini, acabaram segundo e terceiro na prova, ambos com uma prova muito consistente embora sem capacidade para importunar o vencedor. Dos dois Mini All4Racing, o melhor foi o da dupla brasileira, Gulherme Spinelli/Youssef Haddad, que concluíram na 2ª posição, a 5m44.000s do vencedor, seguidos de Boris Garafulic/Filipe Palmeiro, já a adicionais 11m23.000s.

Os espanhois, Luis Recuenco Alcañiz/Manuel Navarro Dominguez, foram 4º na Toyota Hilux Overdrive do Team Motor Villapardo, à frente de Nuno Matos/Pedro Marcão, que efetuaram um excelente segundo dia de prova aos comandos do Opel Mokka Proto. A dupla de Portalegre havia começado o dia bastante atrás, fruto dos problemas sofridos na tarde de sexta-feira. “Estamos satisfeitos com este resultado, sobretudo porque não foi uma baja fácil”, referia Nuno Matos no final. “Esta manhã, ao km 6, na passagem por uma linha de água, o carro simplesmente desligou-se e perdemos cerca de 5/6 minutos até que o motor voltasse a pegar, ainda que apenas com um dos turbos. Foi nessa posição que nos mantivemos durante todo o terceiro sector seletivo, o que veio a condicionar a nossa prestação. Felizmente, na parte da tarde, o carro esteve sempre sem problemas e conseguimos subir na classificação, imprimindo um ritmo mais rápido. O quinto lugar final é, por isso, uma recompensa. Agradeço ao Pedro Marcão, o meu navegador, que esteve a um excelente nível, e ao público que esteve ao longo da pista a puxar por nós e nos deu alento para darmos o nosso melhor até final”.

Rui Sousa/Carlos Silva – Isuzu D-Max

O espanhol Fernando Alvarez, acompanhado do argentino Juan Pablo Monsterolo levaram o Volkswagen Amarok da South Racing ao 6º posto, na frente de Luis Dias/Mário Feio, numa Nissan Wd01. O piloto alentejano regressou à Baja de Portalegre para celebrar 25 anos de carreira, iniciados precisamente nesta clássica.

Lino Carapeta/Rui António foram 8º, no Range Rover Evoque Proto, na frente de Rui Sousa/Carlos Silva, que levaram a Isuzu D-Max da Isuzu Pro Racing ao 9º lugar da geral e à vitória entre os participantes do agrupamento T2.

Miguel Casaca/Pedro Tavares, numa Nissan Navara, fecharam o top 10 da Baja Portalegre 500. Para o ano há mais.

Fotos: Baja Portalegre 500 e A2 Comunicação

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top