Você está aqui
Home > Desporto > Dakar > Team Peugeot Total Preparado Para Rali Dakar 2018

Team Peugeot Total Preparado Para Rali Dakar 2018

 

A Peugeot já terminou a sétima e última sessão de testes em Marrocos, em preparação para o Rali Dakar 2018. A equipa francesa, que concluiu a prova deste ano nos três primeiros lugares, está com a motivação em alta para encarar o desafio sul americano, no início de 2018. Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, Sébastien Loëb/Daniel Elena, Carlos Sainz/Lucas Cruz e Cyril Despres/David Castera, estarão aos comandos dos quatro Peugeot 3008DKR Maxi, na prova que irá decorrer entre os dias 6 e 20 de Janeiro de 2018.

Os carros do Team Peugeot Total para a edição 2018 do Rali Dakar, foram amplamente modificados, com o intuito de melhorar a performance. A arquitetura de base foi desenvolvida a partir da versão de estrada do SUV Peugeot 3008 (vencedor do troféu “Carro do Ano em 2017). Trata-se de um veículo com tração traseira e um motor 3.0 biturbo. O carro viu as suas vias alargadas em 10 cm de cada lado, para melhorar a estabilidade, tendo também recebido alguns melhoramentos ao nível da suspensão.

As quatro duplas de pilotos participaram das várias sessões de teste a que o 3008DKR Maxi foi sujeito. No total, foram percorridos mais de 18.000 km em testes, em Marrocos, Portugal e França. Embora a equipa, no essencial, esteja preparada para a prova, há a consciência de que este será um rali complicado, até porque os atuais regulamentos não favorecem os carros da Peugeot. Os carros franceses, ao abrigo do novo regulamento, viram o seu peso mínimo ser aumentado, contrariamente a alguns dos seus rivais, que ainda têm outras áreas com alguma margem de manobra, o que não acontece nos carros da marca do leão.

“Até agora, as modificações que fizémos e que deram origem ao 3008DKR Maxi têm dado excelentes resultados, mas o Dakar é sempre uma enorme incógnita devido à enorme variedade de terrenos e desafios a vencer” , disse Bruno Famin, Diretor da Peugeot Sport. “Além disso, o recente Rali de Marrocos alertou-nos, mais uma vez, que os nossos adversários são extremamente fortes. No que respeita à preparação dos nossos carros, os enge- nheiros da Peugeot Sport têm sido incansáveis no seu trabalho ao longo de todo o ano. Acima de tudo, gostaria de sublinhar o excelente espírito de equipa que temos no Team Peugeot Total. Estamos muito satisfeitos por mantermos o nosso ‘dream team’ de formações no próximo Dakar, o que nos garante uma combinação perfeita de ‘performance’ e experiência. Dado que este vai ser o último Dakar para a Peugeot, gostávamos mesmo de encerrar em beleza esta nossa incrível campanha. Mas como sempre, nada está garantido à partida. Depois de se ter vencido, a coisa mais difícil que existe é vencer outra vez”.

Stéphane Peterhansel é uma lenda viva do Rali Dakar. O francês já venceu a prova por 13 vezes – 6 nas motos / 7 nos carros. No entanto, a sua sede de vitórias continua insaciável.

“A sensação de vencer outra vez o Dakar no ano passado foi absolutamente fantástica: senti uma enorme libertação”, disse Peterhansel. “Depois da intensa, mas respeitosa, batalha com o Sébastien, ficou mesmo como uma das melhores recordações da minha carreira. O problema é que quanto mais vezes vencemos, mais queremos vencer outra vez!
Este ano vai ser ainda mais especial, pois é a 40ª edição da prova e a minha 299ª participação. Se será ou não a minha última participação, ainda está por decidir. Para mim, o Dakar é mesmo uma questão de equilíbrio, como se fosse um ritual que dura o ano inteiro. Recarregamos as baterias, preparamo-nos física e mentalmente. A tensão começa a aumentar por volta de setembro e transforma-se em pura emoção em dezembro, quando a única coisa em que pensamos é arrancar e fazer quilómetros, e quando as coisas começam, a única coisa que nos passa pela cabeça é andar a fundo. Para mim, é algo de realmente único poder conduzir por estas paisagens magníficas, sempre a fundo num carro tão espetacular. O Peugeot 3008DKR Maxi é, pura e simplesmente, o melhor carro que alguma vez conduzi. Tem imensa tecnologia, como as peças em fibra de carbono que compõem a sua estrutura, aliada à fiabilidade, è performance e ao puro prazer de condução. Para nós no Team Peugeot Total, o objetivo é fazer com que a Peugeot vença outra vez e encerrar o nosso programa na forma mais positiva possível”.

Fotos: Peugeot Sport

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top